Brasil Escola
Corpus Christi é uma data do calendário da Igreja Católica dedicada à celebração do sacramento da Eucaristia, considerado um dos pilares da fé cristã. Criada no século XIII, a comemoração foi oficializada pelo papa Urbano IV em 1264, influenciado por relatos de visões místicas da freira belga Juliana de Mont Cornillon e pelo chamado Milagre de Bolsena, quando, segundo a tradição, uma hóstia teria vertido sangue durante uma celebração eucarística.
A expressão “Corpus Christi” vem do latim e significa “corpo de Cristo”, fazendo referência direta à presença de Jesus na Eucaristia, representada pelo pão e pelo vinho consagrados. A celebração é também chamada de Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, e reforça a aliança espiritual entre Cristo e os fiéis.
A data é móvel e ocorre sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, sendo celebrada, obrigatoriamente, em uma quinta-feira — como forma de lembrar a Última Ceia, que, segundo a tradição cristã, aconteceu nesse mesmo dia da semana.
Embora não seja um feriado nacional no Brasil, o Corpus Christi é reconhecido como feriado municipal ou estadual em diversas cidades do país, como São Paulo, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Campo Grande. O Governo Federal considera a data como ponto facultativo.
As celebrações no Brasil são marcadas por procissões e pela confecção de tapetes coloridos nas ruas, uma tradição trazida pelos portugueses e que se espalhou por todo o país. Esses tapetes são montados com materiais como serragem, areia, flores, pó de café, entre outros, e retratam símbolos e passagens bíblicas ligadas à fé católica.
A prática da Eucaristia, relembrada em Corpus Christi, é um rito de obediência à ordem dada por Jesus na Última Ceia: “Fazei isto em memória de mim.” Para os católicos, trata-se também de um momento de santificação e renovação espiritual.
Fora do Brasil, a celebração também ocorre em diversos países com expressões culturais próprias. Na Áustria, por exemplo, casas são enfeitadas com guirlandas. Em Portugal, os tradicionais tapetes também fazem parte da festa. Na Croácia, o dia é feriado nacional e as procissões são amplamente realizadas.
No Brasil, a participação na celebração varia desde a montagem dos tapetes, passando pelas missas solenes até as procissões que percorrem os centros das cidades, reforçando a devoção e o simbolismo desta data para milhões de fiéis católicos.