Dom Antônio Muniz, arcebispo emérito de Maceió, de 72 anos, foi transferido para um hospital em Recife, Pernambuco, devido a complicações de saúde. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) pela Arquidiocese da capital alagoana, que atualizou o estado de saúde do religioso.
Segundo a nota oficial, Dom Antônio está internado no Hospital São Marcos, onde segue recebendo cuidados médicos especializados em decorrência de problemas relacionados à diabetes. “Em virtude do quadro clínico ocasionado pela diabetes, Dom Antônio encontra-se em continuidade de tratamento médico no Hospital São Marcos, em Recife, onde vem recebendo os cuidados necessários para sua recuperação”, diz o comunicado.
A arquidiocese explicou ainda que o acompanhamento médico teve início na Santa Casa de Maceió durante a Semana Santa, e a transferência para Recife ocorreu por recomendação dos especialistas envolvidos em seu tratamento.
Em manifestação de solidariedade, a Arquidiocese de Maceió conclamou a comunidade católica e toda a sociedade a se unirem em oração pela saúde do arcebispo emérito. “Que, pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira de nossa Arquidiocese, e sob a bondade de Deus, ele seja fortalecido em saúde e conforto”, pede a nota.
Dom Antônio Muniz foi ordenado bispo em 1988, na cidade de Olinda-PE, e atuou como bispo de Guarabira-PB até 2006. No mesmo ano, assumiu a Arquidiocese de Maceió, onde permaneceu até 2024, quando teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. Desde então, a arquidiocese está sob a liderança de Dom Carlos Alberto Breis Pereira.