Um cano de esgoto estourado nas proximidades do refeitório do Hospital Geral do Estado (HGE), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, tem provocado mau cheiro e a presença de insetos no local destinado à alimentação dos servidores. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social de Alagoas (SINDPREV-AL), que destacou o episódio como mais uma evidência da precariedade estrutural da unidade hospitalar.
Segundo o sindicato, as más condições do hospital vêm se agravando com o tempo, afetando tanto os trabalhadores quanto os pacientes. Em nota, a entidade afirma que “sempre tem como piorar”, ressaltando que problemas como a sobrecarga de trabalho, falta de pessoal e ausência de concursos públicos já vêm sendo alvo de denúncias há anos.
O SINDPREV-AL também reforça que tem cobrado providências do Governo do Estado, além de denunciar continuamente o abandono das unidades de saúde públicas, sejam elas estaduais ou municipais. “Cabe ao sindicato o papel de denunciar, cobrar e exigir condições dignas de trabalho e de atendimento ao público”, diz o comunicado.
Até o momento, o Governo de Alagoas não emitiu nenhuma nota oficial sobre o incidente registrado no HGE.