09/07/2025 01:12:26

Geral
18/06/2025 07:00:00

Sem estabilidade econômica, não há justiça social, alerta ministro do STJ no GPS|Poderes

Sem estabilidade econômica, não há justiça social, alerta ministro do STJ no GPS|Poderes

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), defendeu nesta terça-feira, 17 de junho, que a estabilidade econômica é uma condição fundamental para a concretização da justiça social no Brasil. A declaração foi feita durante sua participação na segunda edição do evento GPS|Poderes, que teve como tema “Destrava Brasil” e reuniu autoridades e empresários para debater propostas de desenvolvimento estrutural para o país.

Em sua fala, o ministro destacou que a falta de segurança e previsibilidade na economia compromete o progresso nacional e dificulta a superação das desigualdades. “Sem estabilidade econômica não há justiça social”, afirmou Martins, reforçando que a paz econômica é essencial para alcançar a paz social.

Ao refletir sobre a importância da política, o magistrado ressaltou que a construção da paz social depende da atuação consciente dos cidadãos. “O elemento da política, mais no entendimento de cada cidadã e cidadão, é responsável pela paz social, que tem como base a igualdade”, declarou.

O ministro também defendeu o uso de meios alternativos de resolução de conflitos como caminho para a convivência pacífica. “O mundo busca a paz, e é nesse contexto que se busca a solução dos conflitos. Muitas vezes, não é necessário recorrer ao Judiciário; é possível procurar meios alternativos para resolver os conflitos, onde as pessoas possam entrar em desacordo e, ainda assim, sair em paz. Essa é a verdadeira solução: conflitos que geram paz hoje”, concluiu.