08/07/2025 07:50:24

Especial
17/06/2025 22:00:00

No Dia Mundial da Desertificação e da Seca, ONU cobra ação urgente e defende oportunidades para jovens em áreas rurais

No Dia Mundial da Desertificação e da Seca, ONU cobra ação urgente e defende oportunidades para jovens em áreas rurais

Neste 17 de junho, Dia Mundial da Desertificação e da Seca, a Organização das Nações Unidas lançou um apelo global por ações rápidas e eficazes para conservar os solos e reverter os danos causados à Terra. Com o lema “Restaurar a Terra. Desbloquear as Oportunidades”, a data destaca os custos alarmantes da degradação ambiental, estimados em quase US$ 880 bilhões por ano, valor significativamente superior ao necessário para combater o problema.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a degradação avança em ritmo acelerado, intensificando a insegurança alimentar e forçando milhões de pessoas a deixarem seus lares. Ele destacou que o retorno sobre os investimentos em restauração da terra é alto, com potencial para reduzir a pobreza, gerar empregos, proteger o abastecimento de água e aumentar a produtividade agrícola, especialmente entre pequenos produtores e mulheres.

Guterres pediu que governos, empresas e comunidades intensifiquem seus compromissos com o uso sustentável da terra, revertam processos de degradação e aumentem os aportes financeiros destinados à restauração, inclusive com a participação do setor privado. Para ele, é essencial “curar a terra, aproveitar oportunidades e melhorar vidas”.

A ONU também ressaltou a importância de se criar oportunidades de emprego para jovens que vivem em regiões diretamente dependentes da terra e dos recursos naturais. Mais de um bilhão de jovens com menos de 25 anos residem em países em desenvolvimento e, para eles, o incentivo ao ecoempreendedorismo e à adoção de boas práticas agrícolas pode representar uma alternativa sustentável de renda e desenvolvimento.

As discussões sobre o futuro da conservação da terra ganharam novo fôlego com a 16ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, realizada em Riad, na Arábia Saudita, que marcou os 30 anos da convenção em 2024. O evento reforçou o papel da juventude como protagonista nas negociações e ações globais para proteger o meio ambiente e garantir um futuro mais sustentável.