08/07/2025 09:02:03

Economia
17/06/2025 12:00:00

IBC-Br cresce 0,2% em abril e sinaliza desaceleração da economia após forte início de ano

IBC-Br cresce 0,2% em abril e sinaliza desaceleração da economia após forte início de ano

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), utilizado como uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou crescimento de 0,2% em abril deste ano. O dado, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, aponta para uma desaceleração da economia brasileira, após uma alta mais expressiva de 0,8% registrada em março.

Com o resultado de abril, o IBC-Br acumula avanço de 1,3% no primeiro trimestre de 2025. Apesar do desempenho positivo nos quatro primeiros meses do ano, especialistas e autoridades econômicas já projetam uma perda de ritmo nos próximos meses, diante de um cenário marcado por política monetária mais restritiva e menor estímulo fiscal.

A expansão observada em abril foi sustentada exclusivamente pelo setor de serviços, que teve crescimento de 0,4%. Em contrapartida, os setores da agropecuária e da indústria apresentaram queda, com recuos de 0,9% e 1,1%, respectivamente.

O Banco Central, em seu Relatório Trimestral de Inflação mais recente, estima um crescimento de 1,9% para o PIB brasileiro em 2025. A previsão é mais conservadora do que a do Ministério da Fazenda, que projeta uma expansão de 2,4% para o ano.

Embora tenha metodologia diferente das contas nacionais do IBGE, o IBC-Br serve como um termômetro importante da atividade econômica por oferecer uma leitura mensal da evolução da economia, enquanto o PIB tem frequência trimestral e abordagem mais ampla.