09/07/2025 00:17:46

Acidente
15/06/2025 22:00:00

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros via Jordânia

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros via Jordânia

O governo brasileiro está em tratativas para garantir a evacuação de comitivas de autoridades estaduais e municipais que estão em Israel, após o agravamento dos conflitos entre o país e o Irã. O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado, 14 de junho, que o ministro Mauro Vieira conversou com o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi, para viabilizar uma rota de retirada terrestre até a fronteira com o território jordaniano, quando houver segurança para o deslocamento.

Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que busca uma alternativa de evacuação via Jordânia diante do fechamento do espaço aéreo na região, que atinge Israel, Iraque e Irã. Desde o início dos bombardeios, o aeroporto internacional de Tel Aviv está com as operações suspensas.

O ministério também confirmou conversas com representantes do governo israelense. A embaixada do Brasil em Tel Aviv mantém contato direto com as delegações brasileiras, enquanto diplomatas do Itamaraty fizeram solicitações ao Ministério das Relações Exteriores de Israel, pedindo garantias de segurança e prioridade para o retorno dos grupos ao país.

Segundo o comunicado, o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty conversou por telefone com seu equivalente israelense, reforçando o pedido de atenção especial à retirada segura dos brasileiros. As autoridades israelenses, no entanto, recomendaram que as delegações estrangeiras permaneçam abrigadas até que haja condições adequadas para qualquer tipo de deslocamento, seja aéreo ou terrestre.

As comitivas brasileiras estavam em Israel para participar de uma feira de tecnologia e segurança quando foram surpreendidas pela escalada do conflito. Desde então, estão refugiadas em bunkers subterrâneos para se protegerem dos bombardeios e ataques com drones.

Na sexta-feira, 13 de junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou pelas redes sociais que acompanha a situação e trabalha para garantir o retorno seguro dos parlamentares e gestores públicos. Entre os que estão em Israel estão os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas).