O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND), também chamada de “Enem dos Professores”, estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho. A prova será realizada no dia 26 de outubro em todo o país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais.
Aqueles que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição terão entre os dias 30 de junho e 4 de julho para fazer o pedido. O valor da taxa ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em edital específico. Redes públicas de ensino poderão usar os resultados da PND como instrumento exclusivo ou complementar para processos seletivos de professores da educação básica.
Segundo o MEC, a iniciativa tem como objetivo incentivar a realização de concursos públicos e ampliar o número de docentes qualificados nas redes públicas municipais e estaduais. Atualmente, a média de intervalos entre concursos é de sete anos e meio nas redes municipais e de cinco anos nas estaduais.
O prazo para que redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal façam a adesão voluntária à PND termina neste domingo (15). Já o prazo para cadastramento dos editais de seleção vai até o dia 25 de junho.
A Portaria nº 399/2025, publicada pelo Inep nesta sexta-feira (13), estabelece as normas para a realização anual da PND. A prova, embora não constitua um concurso público em si, serve para subsidiar os processos seletivos realizados pelos entes federativos. Os participantes receberão um boletim individual com a pontuação obtida e o nível de desempenho correspondente.
A estrutura da PND será a mesma da parte teórica do Enade das Licenciaturas, criado para avaliar os concluintes de cursos de licenciatura. A primeira edição dessa avaliação foi realizada em 2024. Este ano, tanto o Enade das Licenciaturas quanto a PND ocorrerão na mesma data: 26 de outubro.
Estão aptos a participar da PND os estudantes concluintes de cursos de formação docente inscritos no Enade das Licenciaturas, assim como qualquer cidadão interessado em disputar vagas de concursos ou processos seletivos para a contratação de professores.
Confira o cronograma completo da Prova Nacional Docente (PND) 2025:
– Adesão das secretarias de Educação: até 15 de junho
– Pedido de isenção da taxa de inscrição: de 30 de junho a 4 de julho
– Período para recurso da isenção: de 7 a 11 de julho
– Divulgação do resultado do recurso: 14 de julho
– Cadastramento dos editais de seleção pelos entes federativos: até 25 de junho
– Inscrições para a PND: de 14 a 25 de julho
– Solicitação de atendimento especializado: de 14 a 25 de julho
– Pagamento da taxa de inscrição: de 14 a 31 de julho
– Aplicação da prova: 26 de outubro
– Divulgação do gabarito e padrão de resposta da prova discursiva: 11 de novembro
– Divulgação do resultado final: 10 de dezembro
A PND se consolida como uma estratégia nacional para fomentar a valorização e a qualificação da carreira docente nas redes públicas de ensino do Brasil.