A partir desta terça-feira, 10 de junho, estudantes brasileiros interessados em programas de intercâmbio ou em cursar graduação, mestrado ou doutorado na China poderão obter informações diretas com representantes de instituições chinesas durante a feira Estude em Pequim, China. O evento será realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, em parceria com o Instituto Confúcio da Unesp.
A feira funcionará das 10h às 16h no campus da ESPM, e a cerimônia de abertura está marcada para as 10h30. O evento contará com a presença de representantes de sete universidades chinesas, sete escolas de ensino médio e do Chinese Testing International Co., Ltd., órgão responsável pelos exames de proficiência em língua chinesa.
Durante a feira, os visitantes poderão obter informações sobre programas acadêmicos e oportunidades de bolsas para cursos de graduação, pós-graduação e intercâmbio de nível médio. Nem todas as instituições participantes exigem domínio do idioma chinês, e haverá orientações específicas para os interessados em realizar os exames de proficiência necessários.
O exame HSK avalia a proficiência em chinês escrito e é dividido em seis níveis. Já o HSKK mede a habilidade oral e está estruturado em três níveis: básico, intermediário e avançado.
Confira as instituições participantes do evento:
– Universidade de Pequim
– Instituto de Tecnologia de Pequim
– Universidade Médica da Capital
– Universidade Normal da Capital
– Colégio de Política para Jovens de Beijing
– Universidade de Tecnologia do Norte da China
– Universidade Vocacional de Ciência e Tecnologia de Pequim
– Segunda Escola Secundária Afiliada à Universidade Normal da Capital
– Escola Secundária Zhongguancun de Pequim
– Escola Experimental Afiliada à Escola de Formação de Professores do Distrito de Haidian de Pequim
– Escola Secundária Afiliada à Universidade Tsinghua – Campus da Rua Xueyuan
– Escola Yuying de Pequim
– Escola Secundária Afiliada à Universidade Tsinghua – Zhixin
– Escola Secundária nº 39 de Pequim
O evento representa uma importante oportunidade para estudantes brasileiros conhecerem de perto o sistema educacional chinês e os caminhos disponíveis para estudar em um dos países com maior investimento em educação e pesquisa no mundo.