A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (12), a operação “Dia Zero”, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos federais destinados à área da saúde em Salvador (BA). As apurações indicam que o prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar os R$ 100 milhões.
Entre os alvos da operação estão servidores públicos vinculados à gestão municipal de saúde. Segundo a PF, as investigações tiveram início após a identificação de diversas irregularidades em um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e uma organização social, que é alvo da operação.
O contrato em questão previa serviços de apoio técnico em Tecnologia da Informação para acesso aos serviços de saúde pública da capital baiana. Ele teve vigência por quase dez anos e, segundo os investigadores, houve pagamentos mesmo sem cobertura contratual.
Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Salvador, Mata de São João e Itapetinga, na Bahia, além da cidade de Maceió, em Alagoas. A Justiça Federal da Bahia determinou o bloqueio de até R$ 100 milhões em bens dos investigados, incluindo imóveis, e também autorizou o afastamento temporário de ocupantes de cargos públicos.
Os suspeitos poderão ser responsabilizados por crimes como fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A operação segue em andamento, com novas diligências previstas para aprofundar a apuração do caso.