Mais de 20 civis, incluindo uma criança, morreram e cerca de 100 pessoas ficaram feridas nos últimos três dias em decorrência dos ataques russos à Ucrânia, segundo autoridades locais. As ofensivas, que ocorreram no fim de semana e na segunda-feira, também causaram sérios danos a residências, hospitais, escolas, além de comprometerem infraestruturas de energia e gás, conforme informou o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.
Evacuações e destruição em regiões sob ataque
As regiões mais afetadas foram Donetsk, Kharkiv, Kherson, Sumy e Zaporizhzhia. Nessas localidades, além dos danos materiais, comunidades inteiras estão sendo evacuadas diante do aumento dos combates. No último fim de semana, organizações humanitárias anunciaram a retirada de moradores de cerca de uma dúzia de localidades situadas na linha de frente, especialmente nas regiões de Sumy e Dnipro. A assistência às vítimas inclui apoio jurídico e psicológico, além da entrega de materiais para reparos emergenciais.
Ainda no domingo, a Ucrânia lançou uma série de ataques com drones contra bases militares russas, atingindo dezenas de aviões de guerra. O Kremlin reagiu chamando as ações de “ataques terroristas”.
Ajuda humanitária alcança comunidades vulneráveis
No dia 30 de maio, um comboio humanitário chegou à comunidade de Mylivska, na região de Kherson, levando itens essenciais para cerca de 700 moradores, incluindo pessoas com deficiência. Entre os suprimentos estavam lâmpadas solares, estações de recarga, utensílios domésticos, fraldas, alimentos e kits de higiene e primeiros socorros. Desde o início deste ano, 11 comboios já forneceram assistência a 16 mil pessoas em áreas isoladas dessa região.
Agricultura comprometida por minas e falta de recursos
O avanço do conflito também tem afetado gravemente o setor agrícola da Ucrânia. Muitos produtores não conseguem acessar suas terras devido à presença de minas terrestres e enfrentam dificuldades financeiras para adquirir insumos como sementes e fertilizantes. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, alerta que, sem apoio imediato, milhares de famílias rurais podem não conseguir plantar ou colher a tempo, comprometendo a produção no inverno e na próxima temporada.
Segundo a Quarta Avaliação Rápida de Danos e Necessidades, elaborada pelo Governo da Ucrânia em parceria com o Banco Mundial, a União Europeia e a ONU, o setor agrícola já acumula prejuízos de US$ 83,9 bilhões, além de US$ 1,6 bilhão de perdas no sistema de irrigação.