15/06/2025 16:00:13

Polícia
10/06/2025 17:00:00

Advogado é preso no Paraná suspeito de fraude processual e falsidade ideológica em Alagoas

Advogado é preso no Paraná suspeito de fraude processual e falsidade ideológica em Alagoas

Um advogado foi preso na última sexta-feira (7) no estado do Paraná, suspeito de envolvimento em crimes de falsidade ideológica, fraude processual e patrocínio infiel relacionados a um processo que tramita na Comarca de Capela, no interior de Alagoas. A prisão ocorreu durante a operação denominada Praedatorius Patronum (Patrono Predatório, em latim), deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas (PCAL).

De acordo com a corporação, as investigações foram iniciadas após uma comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que identificou possíveis irregularidades cometidas pelo advogado. Conforme apurado, ele atuava em um processo civil representando uma pessoa que não tinha qualquer conhecimento da existência da ação, movida supostamente em seu nome.

Com base nas evidências, a PCAL solicitou à Justiça a emissão de mandados judiciais, que foram autorizados pela Comarca de Capela. A operação foi executada pela equipe da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), coordenada pelo delegado Thales Araújo, com apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR), na cidade de Paranavaí.

Durante o cumprimento dos mandados — seis de busca e apreensão e um de prisão preventiva — foram apreendidos computadores, celulares e vários documentos relacionados à atuação do advogado em processos no estado alagoano. Todo o material recolhido será analisado para aprofundar as investigações e reunir novas provas sobre os crimes que teriam sido cometidos no exercício da profissão.