As redes estaduais e municipais de ensino têm até o próximo domingo, 15 de junho, para aderir à Prova Nacional Docente (PND), criada pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa tem como objetivo melhorar a formação dos profissionais da educação e facilitar a contratação de professores qualificados pelas redes públicas.
A adesão à PND é voluntária e deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Os estados e municípios interessados poderão utilizar a prova como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos para a contratação de professores. Após manifestar interesse, os gestores precisam regulamentar o uso da prova em seus certames por meio de edital ou ato normativo até o dia 25 de junho.
A aplicação da PND está prevista para ocorrer em outubro deste ano. Já em julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá o período de inscrições e divulgará a relação das redes de ensino com processos seletivos abertos que utilizarão a prova.
A Prova Nacional Docente integra o conjunto de ações do programa Mais Professores, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025. O programa busca valorizar a carreira docente e estimular a entrada de novos profissionais na educação básica pública. Entre as medidas previstas estão o incentivo à formação superior, por meio do Pé-de-Meia Licenciaturas, a concessão da Bolsa Mais Professores, a criação do Portal de Formação e outras iniciativas em parceria com bancos públicos e diferentes ministérios.
Com previsão de beneficiar até 2,3 milhões de professores em todo o Brasil, o programa representa um esforço nacional para reforçar a qualidade do ensino por meio da valorização dos educadores.