15/06/2025 15:50:32

Greve
10/06/2025 00:00:00

Greve de caminhoneiros pode afetar abastecimento de combustíveis em Minas Gerais

Greve de caminhoneiros pode afetar abastecimento de combustíveis em Minas Gerais

Caminhoneiros que transportam combustíveis para a empresa Vibra Energia iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado na madrugada desta segunda-feira (9), na cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado (Sindtanque-MG), o movimento pode comprometer o fornecimento de combustíveis em Minas Gerais, incluindo os aeroportos.

Imagens divulgadas pelo sindicato mostram dezenas de caminhões parados na entrada da base da Vibra. A categoria reivindica o cumprimento do Piso Mínimo de Frete, previsto na Lei 13.703/2018, e do Vale-Pedágio Obrigatório, conforme a Lei 10.209/2001 e a Resolução nº 2885/2008 da ANTT. De acordo com o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes, esses direitos vêm sendo sistematicamente desrespeitados pela Vibra e por outras distribuidoras que operam no estado, gerando prejuízos significativos aos transportadores.

Gomes alertou que, caso a paralisação se prolongue, os efeitos poderão ser sentidos nos próximos dias, já que os postos de combustíveis costumam operar com estoques reduzidos após os fins de semana, quando não há reabastecimento.

Em resposta, a Vibra Energia declarou que os contratos com as transportadoras estão em vigor e devem ser respeitados, sob risco de aplicação das penalidades previstas. A companhia garantiu estar tomando providências para evitar o desabastecimento e reafirmou seu compromisso com o fornecimento regular de combustíveis em Minas Gerais. A empresa também informou estar aberta ao diálogo com contratados individualmente, mas repudiou qualquer articulação coletiva que possa configurar infração à legislação de defesa da concorrência.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) afirmou que se trata de uma negociação entre a distribuidora e os caminhoneiros.