12/06/2025 22:35:00

Acidente
09/06/2025 11:00:00

Banco do Brasil se torna o primeiro a adotar inteligência artificial em gerenciador de finanças pessoais

Banco do Brasil se torna o primeiro a adotar inteligência artificial em gerenciador de finanças pessoais

O Banco do Brasil (BB) passou a contar com inteligência artificial generativa na ferramenta Minhas Finanças Multibanco, tornando-se a primeira instituição financeira do país a empregar essa tecnologia para interagir diretamente com clientes pessoas físicas e oferecer sugestões personalizadas de gestão financeira. A funcionalidade está disponível tanto no site quanto no aplicativo do banco.

A inovação permitirá que o sistema ofereça recomendações mais precisas, levando em conta os diferentes perfis e contextos financeiros de cada cliente. Entre as sugestões previstas estão indicações das melhores condições para contratação de crédito, além da possibilidade de uso do open finance — mecanismo de compartilhamento de dados entre instituições — para negociações mais vantajosas.

Segundo nota divulgada pelo BB, a novidade também reforça o compromisso com a educação financeira, em conformidade com uma resolução do Banco Central de 2023, que estabelece diretrizes para a organização do orçamento pessoal e familiar. A expectativa do banco é que, ao seguir as orientações sugeridas, os clientes melhorem sua saúde financeira, o que também impacta positivamente a instituição, reduzindo provisões para perdas e ampliando a fidelização.

Até então, a ferramenta Minhas Finanças já utilizava inteligência artificial para categorizar automaticamente os lançamentos financeiros dos clientes, como despesas com transporte, saúde e educação. Apenas em 2024, o sistema classificou mais de 15 bilhões de registros, com uma taxa de precisão de 91%. A novidade agora é o uso da IA generativa para oferecer dicas práticas e personalizadas.

Disponível gratuitamente para os clientes, o Minhas Finanças soma mais de 460 milhões de acessos, feitos por mais de 25 milhões de usuários únicos, e oferece apoio financeiro a mais de 7 milhões de pessoas por mês. Entre os recursos da plataforma estão planejamento orçamentário, controle de entradas e saídas, extrato multibanco com a soma de saldos de diversas instituições, categorização de gastos e agenda financeira.

Desde 2022, a ferramenta também opera integrada ao sistema de open finance, reunindo informações financeiras do cliente em diferentes bancos. Desde então, mais de 3 milhões de planejamentos financeiros foram executados, somando um valor superior a R$ 22 bilhões. Segundo o BB, essas ações resultaram em uma economia de mais de R$ 7,5 bilhões aos usuários pessoas físicas.