O Ministério da Educação comunicou neste sábado (7) a prorrogação do prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previstas para encerrar no dia 6 de junho, as inscrições agora poderão ser feitas até o dia 13. A medida busca ampliar a participação dos estudantes no exame.
Com a mudança, o prazo para pagamento da taxa de inscrição também foi estendido, podendo ser efetuado até o dia 18 de junho. Além disso, as solicitações de atendimento especializado e os pedidos para uso de nome social devem ser realizados dentro do novo prazo, até o dia 13.
O Inep, órgão responsável pela organização do Enem, divulgou nas redes sociais um vídeo explicativo com o passo a passo do processo de inscrição.
Mesmo os participantes que tiveram a isenção da taxa aprovada ou a justificativa de ausência no Enem 2024 aceita pelo Inep precisam realizar a inscrição para garantir a participação neste ano. Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, embora já tenham a inscrição pré-preenchida, devem acessar a plataforma, atualizar os dados e confirmar a participação. Esses alunos estão automaticamente isentos do pagamento da taxa.
A medida visa facilitar o acesso dos concluintes do ensino médio ao exame e incentivar a adesão ao Enem, considerado porta de entrada para o ensino superior em universidades públicas e privadas.