Durante visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (6) da abertura da exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, do artista brasileiro Ernesto Neto, em Paris. Acompanhado do presidente francês Emmanuel Macron e da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja, Lula interagiu com a obra de forma descontraída, retirando os sapatos e deitando no chão para imitar movimentos de acrobatas presentes na instalação artística.
O evento integra a programação do “Ano do Brasil na França 2025”, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A iniciativa cultural prevê, até setembro, uma série de atividades brasileiras em território francês. De agosto a dezembro, a programação será realizada no Brasil com foco na cultura francesa.
Durante o evento, Macron publicou em suas redes sociais um registro do momento em que Lula, deitado, fotografa os acrobatas da exposição. O presidente francês destacou que quase 300 eventos culturais estão previstos nos dois países ao longo do ano, exaltando a amizade entre Brasil e França.
A viagem de Lula teve início na última quarta-feira (4) e deve durar seis dias. Ele está acompanhado de uma comitiva que inclui o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. Na noite anterior ao evento, Lula e Janja posaram ao lado de Macron e da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, em frente à Torre Eiffel, iluminada com as cores da bandeira brasileira.
Além de Paris, o presidente brasileiro visitará as cidades de Toulon, Nice e Lyon, permanecendo na França até segunda-feira (9), em compromissos voltados à cooperação cultural, ambiental e diplomática.