15/06/2025 12:43:57

Acidente
06/06/2025 05:00:00

Educação reúne técnicos para fortalecer as metas do Sistema da Educação Básica 2025

Educação reúne técnicos para fortalecer as metas do Sistema da Educação Básica 2025

Com o objetivo de aprimorar os níveis de proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (4), mais uma etapa do plano de ações voltado para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O encontro ocorreu no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor) e contou com a participação de técnicos de acompanhamento pedagógico, de gestão e gestores de Rede das Gerências Especiais de Educação (GEEs).

Durante o evento, foram promovidas formações técnicas direcionadas ao fortalecimento do trabalho pedagógico nas escolas, com base nas exigências da nova matriz do Saeb. O momento foi considerado estratégico dentro do cronograma de preparação da Seduc para a avaliação externa, marcada para os meses de outubro e novembro deste ano.

Cristina Peiter, responsável pela Gerência Especial de Desenvolvimento Educacional, destacou que a formação é parte de um plano contínuo iniciado desde o começo do ano letivo. “Temos trabalhado para fortalecer as aprendizagens e oferecer suporte direto às escolas. O objetivo é qualificar a atuação das equipes gestoras e, em parceria com os professores, elevar os níveis de proficiência dos nossos estudantes”, afirmou.

A mobilização foi avaliada como expressiva, evidenciando o engajamento da rede estadual. “A presença de todas as equipes envolvidas na gestão pedagógica mostra o compromisso coletivo com a melhoria da aprendizagem”, avaliou Peiter.

O Saeb avalia alunos do 2º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e fornece informações fundamentais para o diagnóstico da qualidade da educação básica no país. Em Alagoas, os esforços da Seduc já vêm apresentando resultados positivos. Segundo dados do movimento Todos Pela Educação, o estado obteve o segundo maior crescimento do Brasil no Saeb 2023, elevando a nota de 4,05 em 2021 para 4,21, o que representou um avanço de três posições no ranking nacional, colocando Alagoas na 20ª colocação.

A secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, atribuiu os avanços a uma política educacional consistente. “Esse resultado reflete não só a valorização dos profissionais da Educação, mas também investimentos importantes como o Cartão Escola 10, melhorias na infraestrutura, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras e o trabalho técnico contínuo nas escolas. Os dados confirmam que Alagoas vive um novo momento na educação”, concluiu.