Um homem de 24 anos foi preso nesta terça-feira (3) durante uma operação realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no município de São José da Laje, no interior de Alagoas. Durante a ação, os agentes apreenderam nove espingardas, 40 munições e nove aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. O suspeito foi autuado por posse irregular de armas e por crimes ambientais.
A operação foi desencadeada após denúncias apontarem para a prática de posse ilegal de arma de fogo, caça predatória e manutenção de animais silvestres em cativeiro. Durante buscas em uma área de mata, os policiais visualizaram alguns homens camuflados, que fugiram ao perceberem a presença da equipe, abandonando quatro espingardas artesanais no local.
Posteriormente, os militares seguiram até outro ponto indicado pelas denúncias e encontraram mais cinco espingardas de calibres variados, munições e insumos para recarga de armas, como pólvora, chumbo e espoletas. O homem que estava no local foi preso e levado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares.
Além do material bélico, foram resgatadas quatro aves da espécie papa-capim, quatro sibites e um sabiá. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde receberão cuidados veterinários e serão preparados para eventual reintrodução ao seu habitat natural.
A criação e manutenção de animais silvestres sem autorização do órgão competente constitui crime ambiental, conforme prevê o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com penas que variam de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
A população pode colaborar com o combate a crimes ambientais por meio de denúncias anônimas, utilizando os telefones 190, 181 ou diretamente com o BPA, pelo número (82) 98833-5879.