24/06/2025 20:32:51

Acidente
03/06/2025 23:00:00

Em Alagoas, Barroso destaca combate ao racismo em visita histórica à Serra da Barriga

Em Alagoas, Barroso destaca combate ao racismo em visita histórica à Serra da Barriga

Durante sua primeira visita oficial à Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou nesta segunda-feira (2) o compromisso do Judiciário com o enfrentamento ao racismo estrutural e com a promoção da inclusão social. A presença do ministro ocorreu no âmbito do I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em território que simboliza a resistência negra no Brasil, Barroso destacou o significado da cerimônia no local onde existiu o Quilombo dos Palmares. “É um momento simbólico de resgate de uma parcela importante da história do Brasil, de luta pela liberdade, igualdade e dignidade humana. Defendo o combate ao racismo estrutural e a inclusão social, por isso faz muito sentido estar aqui”, declarou o presidente do STF.

A visita foi celebrada como marco institucional, sendo a primeira de um presidente do Supremo ao local. O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, ressaltou a importância do evento como reforço ao engajamento do Judiciário com os direitos humanos. Já o desembargador Tutmés Airan, coordenador da área no tribunal e idealizador do encontro, destacou o simbolismo da escolha da Serra da Barriga: “É uma reafirmação do compromisso da mais alta autoridade do Judiciário com a negritude”.

Também presente à cerimônia, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), elogiou o fortalecimento das políticas públicas de inclusão promovidas por sua gestão, como a criação de secretarias para agricultura familiar, população com deficiência e superintendências para temas raciais e LGBTQIAPN+. Dantas defendeu ainda a valorização do turismo de memória na Serra da Barriga como forma de preservar e divulgar a história e cultura locais.

O desembargador Fábio Ferrario enfatizou que a presença de Barroso no local é emblemática. “É um solo de resistência. O primeiro presidente do STF aqui tem um significado especial. Mostra que o Judiciário está presente nas questões sociais cada vez mais”. Ferrario também destacou avanços na área de direitos humanos em Alagoas, apontando a crescente priorização da pauta da inclusão social no sistema de Justiça.

A programação do evento incluiu rodas de diálogo com lideranças quilombolas, apresentações culturais e reunião do Observatório de Direitos Humanos do CNJ. A iniciativa reforçou a mensagem de que o reconhecimento das desigualdades históricas é um passo essencial para a construção de um país mais justo e igualitário.