24/06/2025 19:48:48

Alagoas
03/06/2025 21:00:00

Mais de 81 mil títulos eleitorais são cancelados em Alagoas por ausências não justificadas

Mais de 81 mil títulos eleitorais são cancelados em Alagoas por ausências não justificadas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou nesta terça-feira (3) que 81.944 eleitores tiveram seus títulos cancelados no estado por não votarem nem justificarem a ausência nas urnas em três eleições consecutivas. A regularização deve ser feita até maio de 2026, prazo que antecede o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições gerais de outubro daquele ano.

Para se regularizar, o cidadão deve acessar o portal do TRE-AL e utilizar o serviço “Título Net”, onde é possível emitir a guia de pagamento de multas e preencher o formulário de solicitação. A recomendação é que os eleitores resolvam a pendência com antecedência para evitar filas e obter um atendimento mais rápido.

O eleitor que quiser verificar se está em situação regular pode consultar o aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para smartphones. A ferramenta digital exibe dados do cadastro eleitoral, local de votação, certidão de quitação e alerta sobre eventuais irregularidades.

Em caso de cancelamento, o caminho é acessar o site www.tre-al.jus.br, clicar na aba “Autoatendimento do eleitor (Título NET)”, e em seguida em “Regularize seu título eleitoral cancelado”. O processo inclui a emissão e pagamento das multas correspondentes, seguido do envio da documentação por meio de um formulário eletrônico. O prazo médio para a análise do pedido é de cinco dias úteis.

A falta de regularização do título pode gerar diversas restrições, como impedimento para obter passaporte, carteira de identidade, realizar matrícula em instituições de ensino, tomar posse em concursos públicos ou contratar empréstimos em instituições financeiras.