Em meio a especulações sobre um possível rompimento político com o prefeito de Maceió, JHC (PL), o deputado federal Arthur Lira (PP) negou qualquer distanciamento e reafirmou a parceria com o gestor. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), durante um evento na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
“Não mudou nada com o prefeito JHC. Eu sempre fui parceiro e continuo sendo parceiro. Espero vê-lo governador do Estado”, afirmou Lira em entrevista à Gazeta News. Ele reconheceu que “complicações políticas” fazem parte da rotina, mas garantiu que a aliança política entre os dois permanece firme.
Rumores sobre o rompimento teriam surgido por conta de três fatores: a demissão de indicados de Lira na Secretaria Municipal de Educação (Semed), o envolvimento de JHC na articulação da indicação de sua tia, Marluce Caldas, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e divergências em relação à eleição estadual de 2026.
Para garantir a nomeação de Marluce Caldas ao STJ, o presidente Lula (PT) deseja alinhamento político com JHC, o que pode levar o prefeito a deixar o bolsonarismo e migrar para uma legenda de centro, como o PSB. No entanto, essa possível mudança tem causado desconforto entre seus aliados em Maceió.
Já Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados, se movimenta para disputar uma vaga no Senado em 2026, atualmente ocupada por Eudócia Caldas (PL), mãe de JHC. Caso Eudócia não entre na corrida pelo governo estadual contra Renan Filho (MDB), também poderá disputar o Senado, o que adiciona novas camadas à complexa aliança entre os grupos.