O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participará do I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, que será realizado na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 10h, na Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, Alagoas.
Organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do projeto Justiça Plural, o evento tem como foco a promoção do acesso à justiça para populações em situação de vulnerabilidade. A iniciativa também conta com o apoio do Governo de Alagoas, da Prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.
O desembargador Tutmés Airan, coordenador de Direitos Humanos do TJAL, destacou a relevância simbólica e institucional da presença do ministro Barroso no local. “Será um momento histórico. Pela primeira vez neste país, um presidente do Supremo Tribunal Federal vai à Serra da Barriga, solo marcado por tantas histórias de resistência e luta”, declarou.
A programação do encontro começa às 9h com apresentações culturais. A abertura oficial está prevista para as 9h30, e logo depois, às 10h, ocorrerá a palestra do ministro Barroso. Na sequência, às 10h30, haverá uma mesa-redonda com lideranças quilombolas e representantes do Observatório de Direitos Humanos (ODH), que discutirão os direitos das comunidades quilombolas e o enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça.
Após o intervalo das 12h às 14h, o evento será retomado com novas apresentações culturais e a exposição do projeto Justiça Plural. A programação se encerra com uma reunião do ODH às 15h, voltada à estruturação de uma rede judiciária para a proteção dos direitos humanos.