Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Todos os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem obrigatoriamente realizar sua inscrição por meio da Página do Participante, inclusive aqueles que tiveram seus pedidos de isenção da taxa ou de justificativa de ausência aprovados na edição anterior. A confirmação da isenção não significa que a inscrição foi efetuada automaticamente.
No caso dos concluintes do ensino médio da rede pública, os dados cadastrais estarão previamente preenchidos no sistema. Ainda assim, esses estudantes precisam acessar a Página do Participante para confirmar a inscrição e escolher o idioma da prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol — para que possam participar do exame.
O período de inscrições teve início na segunda-feira, 26 de maio, e seguirá aberto até o dia 6 de junho. Nesse mesmo intervalo, os candidatos devem apresentar solicitações de atendimento especializado e de uso do nome social, caso necessário.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nacionalmente nos dias 9 e 16 de novembro, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão, excepcionalmente, em 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança de datas se deve aos preparativos logísticos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá no Pará. Candidatos dessas cidades ainda podem optar por fazer as provas nas datas regulares em outro município, desde que realizem a alteração durante a inscrição.
Outra novidade para 2025 é o retorno da possibilidade de utilizar o Enem como forma de certificação do ensino médio. Participantes com 18 anos ou mais que desejem obter a certificação ou comprovar proficiência parcial deverão indicar essa opção no momento da inscrição. Para obter a certificação, será necessário atingir ao menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e um mínimo de 500 pontos na redação.
O programa Pé-de-Meia, promovido pelo Ministério da Educação, prevê o pagamento de uma bonificação de R$ 200 aos estudantes do último ano do ensino médio que participarem dos dois dias de aplicação das provas. Esse valor será repassado após a conclusão do ensino médio. Além disso, todos os estudantes inscritos no programa receberam isenção da taxa de inscrição do Enem 2025.
Já os participantes que não foram contemplados com a isenção devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 85 até o dia 11 de junho. O boleto bancário para pagamento é gerado na Página do Participante e pode ser quitado via pix (por QR Code), cartão de crédito ou débito, conforme a disponibilidade dos bancos.
O Enem, criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, consolidou-se como o principal meio de ingresso no ensino superior brasileiro, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, instituições públicas e privadas utilizam a nota do exame como critério de seleção, total ou parcial. Os resultados também são aceitos por diversas universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep, oferecendo uma oportunidade adicional para estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior no exterior.