24/06/2025 20:12:18

Brasil
28/05/2025 07:00:00

Cisne negro testou positivo para gripe aviária em MG

Cisne negro testou positivo para gripe aviária em MG

Um cisne negro silvestre foi diagnosticado com gripe aviária em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), integra a lista dos 169 registros da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil até o momento.

O município de Mateus Leme está localizado a cerca de 20 quilômetros de Pará de Minas, um dos principais polos de produção avícola do estado, o que acende um alerta para possíveis impactos na cadeia produtiva da região.

A confirmação do caso levou o governo de Minas Gerais a decretar, nesta terça-feira (27), situação de emergência sanitária animal em todo o estado, como medida preventiva para conter possíveis disseminações do vírus.

Além do cisne negro, investigações também foram conduzidas a respeito da contaminação de um ganso e de um pavão na mesma localidade, mas os exames não confirmaram infecção nos dois animais. A Prefeitura de Mateus Leme informou que deve divulgar uma nota oficial nas próximas horas.