Um cisne negro silvestre foi diagnosticado com gripe aviária em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), integra a lista dos 169 registros da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil até o momento.
O município de Mateus Leme está localizado a cerca de 20 quilômetros de Pará de Minas, um dos principais polos de produção avícola do estado, o que acende um alerta para possíveis impactos na cadeia produtiva da região.
A confirmação do caso levou o governo de Minas Gerais a decretar, nesta terça-feira (27), situação de emergência sanitária animal em todo o estado, como medida preventiva para conter possíveis disseminações do vírus.
Além do cisne negro, investigações também foram conduzidas a respeito da contaminação de um ganso e de um pavão na mesma localidade, mas os exames não confirmaram infecção nos dois animais. A Prefeitura de Mateus Leme informou que deve divulgar uma nota oficial nas próximas horas.