15/06/2025 12:15:09

Tragédia
26/05/2025 01:00:00

Trabalhador que ficou ferido no desabamento de galpão da ALE em Jaraguá morre no HGE

Trabalhador que ficou ferido no desabamento de galpão da ALE em Jaraguá morre no HGE

Morreu na manhã deste domingo (25) Wilton Albuquerque Costa, de 53 anos, uma das vítimas do desabamento de um galpão pertencente à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), ocorrido no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Geral do Estado (HGE), onde ele estava internado desde o dia do acidente.

Segundo relatos de testemunhas, Wilton não fazia parte da equipe diretamente envolvida na obra, mas era um caminhoneiro que havia ido ao local para entregar materiais. No momento do desabamento, ele estava descarregando os itens quando foi atingido pela estrutura.

Estrutura operava sem autorização do município

O galpão pertence à ALE, que havia solicitado à Prefeitura de Maceió a autorização para demolição e construção na área. No entanto, a localização do imóvel dentro do Setor de Preservação Rigorosa (SPR) do Jaraguá exige avaliação criteriosa do Setor de Patrimônio Histórico do Município antes da concessão de qualquer alvará.

Mesmo sem a devida autorização, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) flagraram trabalhadores atuando na demolição do galpão. A obra foi autuada e teve sua execução suspensa por ordem da secretaria. Posteriormente, a ALE entrou com um mandado de segurança e, em 20 de maio, o Judiciário determinou que o pedido fosse analisado em até dez dias. Apesar disso, os trabalhos seguiram normalmente mesmo sem a devida liberação.

Técnicos da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil constataram diversas irregularidades na execução da obra. O local não exibia a placa com a identificação do responsável técnico, conforme exigido por lei, e os trabalhadores não utilizavam equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, não havia qualquer indicação de empresa especializada em engenharia ou arquitetura vinculada à intervenção, o que contraria normas legais e de segurança.