15/06/2025 11:28:51

Educação
25/05/2025 12:00:00

Ufal volta a funcionar de forma presencial e regular a partir desta segunda

Ufal volta a funcionar de forma presencial e regular a partir desta segunda

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retomará suas atividades presenciais de forma regular a partir desta segunda-feira (26), conforme decidido em reunião virtual realizada na noite da sexta-feira (23) entre a gestão superior da instituição e os diretores das unidades acadêmicas e administrativas. A medida vale para os campi A. C. Simões, em Maceió, e de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo.

A retomada marca a continuidade do semestre letivo, que tem previsão de encerramento até o dia 10 de junho. A nova proposta apresentada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) foi aprovada pelos diretores e prevê apenas ajustes pontuais nas datas acadêmicas. Uma nota técnica será divulgada pela Prograd nesta segunda-feira, detalhando as adaptações.

O reitor Josealdo Tonholo confirmou que fará, ad referendum do Conselho Universitário (Consuni), a validação das alterações nas datas finais do período letivo. De acordo com o professor Vinícius Manzoni, coordenador de Cursos de Graduação da Prograd, o período de férias (de 7 de junho a 6 de julho) está mantido, assim como o início do semestre 2025.1, previsto para 7 de julho, com término até o fim de novembro. Os prazos de matrícula também seguem inalterados.

As atividades presenciais estavam suspensas desde o início da semana devido aos alertas de chuvas intensas emitidos pela Defesa Civil. Segundo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), mais de 20 prédios da universidade foram afetados pelas chuvas, mas seguem sob manutenção técnica. Caso alguma estrutura precise ser isolada, a universidade fará a devida comunicação.

Durante a reunião, o reitor Tonholo ainda destacou a situação financeira crítica da instituição e anunciou que solicitará apoio emergencial ao Ministério da Educação (MEC) para garantir a manutenção dos prédios do campus de Maceió e do Ceca.