O Ministério da Educação (MEC) inicia, na próxima segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência referente ao programa Pé-de-Meia de 2025. Aproximadamente 3,4 milhões de estudantes da rede pública de ensino médio receberão o valor de R$ 200, segundo a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela administração dos recursos repassados pelo MEC.
Este é o terceiro pagamento do programa neste ano. Em abril, os estudantes já haviam recebido a primeira parcela mensal do incentivo-frequência e a parcela única do incentivo-matrícula. Para continuar recebendo os depósitos mensais, é necessário que os alunos do ensino médio regular apresentem uma frequência mínima de 80% nas aulas.
O pagamento será realizado conforme o mês de nascimento dos beneficiários:
Janeiro e fevereiro – 26 de maio (segunda-feira)
Março e abril – 27 de maio (terça-feira)
Maio e junho – 28 de maio (quarta-feira)
Julho e agosto – 29 de maio (quinta-feira)
Setembro e outubro – 30 de maio (sexta-feira)
Novembro e dezembro – 2 de junho (segunda-feira)
A segunda parcela do incentivo será creditada automaticamente em uma conta poupança digital Caixa Tem aberta em nome dos estudantes. Aqueles que já completaram 18 anos poderão movimentar o valor diretamente pelo aplicativo. Para os menores de idade, é necessário que o responsável legal conceda autorização, o que pode ser feito no próprio aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Para verificar informações sobre os pagamentos, o estudante pode acessar o aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo MEC, que também disponibiliza dados escolares e detalhes sobre a poupança do ensino médio. As informações do benefício podem ser consultadas ainda por meio dos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
A fim de alcançar os estudantes que ainda não acessaram suas contas, o MEC começou a enviar mensagens via WhatsApp e pelo aplicativo Gov.br. Cerca de 655 mil beneficiários se encontram nessa situação. As mensagens explicam o passo a passo necessário para que menores de idade consigam autorização para movimentar os valores. Após o envio das orientações, os alunos receberão uma nova mensagem nesses mesmos canais, perguntando se desejam continuar recebendo informações sobre o programa Pé-de-Meia.