Uma operação de grande porte foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) para combater uma organização criminosa ligada à facção Comando Vermelho (CV), envolvida com tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas. A ação, realizada de forma integrada entre as Polícias Civil e Militar, resultou na prisão de nove pessoas, sendo duas delas em flagrante.
A operação conta com a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, do delegado-geral Gustavo Xavier e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. No total, foram expedidos 17 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro.
As investigações são conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), em conjunto com o Batalhão de ROTAM. As ações da facção estavam concentradas principalmente no Conjunto Gislene Matheus, em Marechal Deodoro, além de bairros da capital.
O nome da operação, “Comando Vermelho”, faz referência direta ao grupo criminoso alvo das investigações, que são fundamentadas em provas técnicas apresentadas pela DRACCO e resultaram na emissão dos mandados pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Durante a ofensiva, foram apreendidos um revólver calibre .38, uma pistola .40, além de carregadores e munições. Mais de 350 agentes de segurança participam da ação. Pela Polícia Militar, atuam equipes da ROTAM, RAIO, BOPE, Choque, 1º BPM, 12º BPM, 4º CPM, 4º BPM, 5º BPM, BPA, BPTRAN e BPRV. Pela Polícia Civil, estão mobilizadas unidades da DRACCO, CORE, DNARC e OPLIT. A operação também conta com apoio aéreo do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
A SSP destaca a importância da colaboração da população para o combate ao crime. Informações sobre atividades criminosas podem ser denunciadas de forma anônima pelo número 181, com garantia de sigilo absoluto.