24/06/2025 19:37:08

Geral
21/05/2025 02:00:00

Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam à Jordânia em operação de repatriação

Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam à Jordânia em operação de repatriação

Um grupo de brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza foi retirado da região e chegou na tarde desta terça-feira (20) à capital da Jordânia, Amã, como parte de uma nova operação de repatriação conduzida pelo governo brasileiro. A ação, mantida sob sigilo por questões de segurança, foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O grupo é formado por 12 pessoas, incluindo seis crianças, três homens e três mulheres. Eles haviam sido reunidos na cidade de Deir al Balah na segunda-feira (19), de onde partiram em um micro-ônibus até o destino final na Jordânia. Segundo o Itamaraty, a operação humanitária atendeu brasileiros que não haviam sido evacuados nas ações anteriores e foi viabilizada por meio de articulações diplomáticas junto às autoridades da região.

A iniciativa contou com a atuação coordenada da área consular do Itamaraty, das embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv, além do Escritório de Representação em Ramala. Os preparativos da operação foram conduzidos de maneira discreta, visando preservar a segurança dos envolvidos.

O grupo passará a noite na Jordânia e deve retornar ao Brasil em voo comercial na noite desta quarta-feira (21). A chegada está prevista para quinta-feira (22), em São Paulo. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, aqueles que necessitarem de apoio ao desembarcar serão acolhidos por equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Desde outubro de 2023, o governo brasileiro já resgatou 127 brasileiros e familiares diretos da Faixa de Gaza. Ao todo, 1.572 pessoas que se encontravam em Gaza, Israel ou na Cisjordânia foram retiradas da região com auxílio da diplomacia brasileira.

O voo de retorno ao Brasil ocorrerá no seguinte trajeto: saída de Amã no dia 21, às 20h25, com chegada em Doha às 23h10 e uma escala de 2h40min. A partida de Doha será às 1h50 da madrugada de quinta-feira (22), com chegada prevista ao aeroporto de São Paulo às 10h40. Até o momento, o Governo Federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação.