A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu nesta segunda-feira (19) um novo alerta hidrológico devido ao risco de transbordamento dos rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe, como consequência das chuvas intensas que continuam atingindo o estado de Alagoas.
Segundo o boletim divulgado às 16h pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), o Rio Santo Antônio, localizado em São Luiz do Quitunde, alcançou 434 centímetros e segue subindo, com previsão de transbordamento nas próximas horas. Em Porto Calvo, o Rio Manguaba chegou aos 249 centímetros, também com risco de sair do leito ainda nesta noite.
O Rio Camaragibe também apresenta situação preocupante, principalmente nas áreas mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe, onde a população deve ficar em estado de alerta.
Além dos rios, o relatório aponta elevação no nível das lagoas Manguaba e Mundaú. Em Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba atingiu 217 centímetros, próxima da cota de transbordamento, que é de 270 centímetros. Já a Lagoa Mundaú, em Maceió, chegou aos 78 centímetros e continua em elevação.
Outro ponto de atenção é o Rio Jitituba, no município de Flexeiras, que atingiu 312 centímetros nesta segunda-feira e pode causar alagamentos se as chuvas persistirem.
A Defesa Civil Estadual informou que o número de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas subiu para 184. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos números 199 ou 156. Também é possível receber alertas enviando o CEP por SMS para o número 40199.