Em apenas seis dias após a abertura das consultas, mais de 1,6 milhão de beneficiários do INSS solicitaram reembolso por descontos considerados indevidos em seus pagamentos. Até o momento, o Instituto Nacional do Seguro Social registrou 1.667.508 consultas, das quais apenas 31.972 pessoas confirmaram que os descontos eram regulares.
A grande maioria das consultas, cerca de 92% (1.534.508), foi realizada por meio do aplicativo Meu INSS. As demais, cerca de 133 mil (8%), ocorreram pela central de atendimento telefônico 135.
Desde o início do processo, 41 entidades foram notificadas por realizar descontos nos benefícios. Elas têm até 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização dos descontos aplicados. O INSS mantém as investigações ativas e o número de notificações pode aumentar conforme o avanço das apurações.
Logo no primeiro dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., fez um apelo para que apenas os beneficiários afetados acessem o sistema, a fim de evitar a sobrecarga do aplicativo provocada por acessos de pessoas que não têm descontos aplicados.
Como solicitar o ressarcimento
Aposentados e pensionistas que identificarem descontos não autorizados devem informar ao INSS por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao acessar o sistema, os beneficiários que possuem algum desconto associativo visualizam uma mensagem de alerta:
"Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135."
Caso o desconto não tenha sido autorizado, o beneficiário deve realizar a contestação pelo mesmo canal. Se confirmada a irregularidade, será feito o reembolso dos valores descontados indevidamente. O processo é parte do esforço do governo para combater fraudes e aumentar a transparência na gestão dos benefícios previdenciários.