Caio Martins Temponi do Valle, estudante de apenas 16 anos e natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, foi reconhecido como um dos 100 prodígios mundiais de 2025. O jovem está entre os indicados ao Global Child Prodigy Awards 2025, premiação internacional promovida pelo Charles Group, que ocorrerá no dia 26 de junho em Londres, na Inglaterra. Ele concorre na categoria "inteligência e memória – QI".
Caio já conquistou 18 aprovações em vestibulares brasileiros e se tornou conhecido por seu desempenho excepcional. Esta será sua terceira premiação internacional: anteriormente, recebeu o Notables USA e o Notable Brazilian Awards, este último pelo feito de ser o brasileiro mais jovem a alcançar tantas aprovações em processos seletivos universitários.
O jovem destaca que a conquista é fruto de anos de esforço e dedicação. “Este será o terceiro prêmio que consigo no âmbito internacional, na área da educação. É uma recompensa enorme, por todo o estudo, toda a dedicação através de todos esses anos”, afirmou ao Correio. Ele completou dizendo que os reconhecimentos mostram que toda a dedicação tem valido a pena.
Segundo Laurismara, mãe de Caio, a candidatura ao prêmio foi feita ainda em 2023. O evento internacional acontece a cada três anos e, neste ciclo, aceitou a indicação do jovem brasileiro. “Para a nossa felicidade, o resultado de que ele foi premiado saiu”, disse, emocionada. Ela também ressaltou que, apesar do cansaço que o ritmo intenso de estudos pode trazer, Caio sempre estudou com amor e determinação.
Trajetória impressionante e planos para o futuro
Caio acumula conquistas notáveis. Foi aprovado em primeiro lugar em cursos como administração, engenharia, educação física, direito e medicina. Também é o mais jovem aprovado no concorrido Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e membro de quatro sociedades internacionais de alto QI. Além disso, conquistou medalha de ouro em uma Olimpíada Internacional de Matemática.
Entre suas aprovações está o curso de direito na Universidade de Brasília (UnB), mas optou por cursar a graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele também estuda matemática, a distância, pela Uniasselvi.
Com foco claro nos seus objetivos, Caio revela que sonha em seguir carreira na magistratura. “Desde pequeno carrego esse sonho comigo. Venho me dedicando muito nessa jornada, estudando bastante. Desde o primeiro período da faculdade me preparo. A meta é continuar nesse caminho, para conseguir, se Deus quiser, alcançar esse objetivo em alguns anos”, concluiu.