24/06/2025 19:23:48

Geral
19/05/2025 22:00:00

Ex-ministro lança campanha de arrecadação via Pix para ajudar Bolsonaro e filho

Ex-ministro lança campanha de arrecadação via Pix para ajudar Bolsonaro e filho

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado lançou uma campanha de arrecadação de dinheiro via Pix para ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo publicado nas redes sociais, Machado afirmou que a iniciativa é uma ação pessoal e que Bolsonaro não solicitou a campanha. Segundo ele, o objetivo é arrecadar recursos para custear os honorários de advogados e despesas médicas do ex-presidente, além de ajudar seu filho, Eduardo Bolsonaro, que se licenciou da Câmara dos Deputados e se mudou para os Estados Unidos.

Gilson Machado justificou a campanha dizendo que Bolsonaro, apesar de receber duas aposentadorias públicas – uma do Exército e outra da Câmara dos Deputados – e de contar com apoio financeiro do Partido Liberal (PL), estaria enfrentando dificuldades financeiras devido aos custos com advogados e despesas médicas. Em 2023, Bolsonaro arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix, de acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). No entanto, Machado alegou que o ex-presidente já teria gasto cerca de R$ 8 milhões desse valor, o que motivou a nova campanha.

Despesas e desafios judiciais

Atualmente, Jair Bolsonaro enfrenta um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual é acusado de planejar e tentar promover um golpe de Estado. Além disso, ele está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e recentemente passou por uma cirurgia devido a uma obstrução intestinal. Esses fatores têm gerado custos significativos com defesa jurídica e cuidados médicos, segundo Machado.

Em seu vídeo, o ex-ministro reforçou que a campanha não foi um pedido direto de Bolsonaro, mas uma iniciativa própria após perceber as dificuldades enfrentadas pelo ex-presidente. “Eu quero dizer que o presidente recebeu na outra campanha 17 milhões de reais, mas já gastou em um ano 8 milhões, já começou a desidratar. É por isso a nossa preocupação. A gente vai deixar o presidente desidratar para depois começar a correr atrás e ele começar a não pagar advogado, deixar de ser defendido? Não, a gente não vai deixar isso daí. Eu não vou deixar. Eu vou lutar por isso”, declarou Gilson Machado.

Oposição e questionamentos

A campanha de arrecadação via Pix já gerou reações de críticos e apoiadores. Muitos questionam a necessidade de arrecadar dinheiro para alguém que recebe múltiplas aposentadorias e apoio financeiro de um partido político. Outros, no entanto, veem a iniciativa como um gesto de solidariedade de seus apoiadores em um momento de dificuldades.

Gilson Machado, que foi ministro do Turismo durante o governo de Bolsonaro, tem se mantido como um defensor leal do ex-presidente e de sua família, utilizando suas redes sociais para apoiar publicamente o ex-chefe e mobilizar seguidores.