Mais de 20 pessoas morreram após a passagem de tornados pelos estados do Missouri e Kentucky, no sul dos Estados Unidos, segundo autoridades e a imprensa local neste sábado (17). O governador do Kentucky, Andy Beshear, informou por meio de suas redes sociais que pelo menos 14 pessoas perderam a vida devido às fortes tempestades que ocorreram na noite de sexta-feira.
Beshear destacou que o número de vítimas pode aumentar à medida que novas informações sejam confirmadas. “Começamos hoje (sábado) com a notícia devastadora de que perdemos pelo menos 14 de nossos habitantes devido às tempestades da noite passada, mas, infelizmente, esse número deve aumentar à medida que recebermos mais informações”, declarou o governador, pedindo orações para as famílias afetadas.
No estado do Missouri, pelo menos sete pessoas morreram em decorrência do mau tempo, conforme relatado pelo jornal The Washington Post. Em St. Louis, cinco pessoas perderam a vida, conforme informou a prefeita Cara Spencer. “Nossa cidade está de luto esta noite”, afirmou Spencer aos jornalistas, descrevendo a perda de vidas e a destruição causada pelos tornados como “realmente horríveis”.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), os tornados são fenômenos climáticos recorrentes nos Estados Unidos, e apenas em 2024, incidentes relacionados a essas tempestades deixaram 54 mortos em todo o país. As autoridades locais seguem trabalhando para avaliar os danos e prestar apoio às comunidades afetadas.