20/06/2025 20:16:09

Guerra
17/05/2025 20:00:00

Ataque russo na Ucrânia atinge ônibus e mata passageiros

Ataque russo na Ucrânia atinge ônibus e mata passageiros

Pelo menos nove pessoas morreram e outras sete ficaram feridas, quatro delas em estado grave, após um ataque com drones lançado pela Rússia contra um ônibus no nordeste da Ucrânia. O incidente ocorreu neste sábado (17/05), próximo a Bilopillia, região de Sumy, a cerca de 10 quilômetros da fronteira russa, conforme informou o prefeito em exercício da cidade, Artem Kobzar.

O ônibus transportava civis que estavam deixando a área de frente de batalha, tentando escapar dos confrontos. O chefe da Administração Militar Regional, Oleg Grigorov, confirmou que todas as vítimas eram civis. "Infelizmente, o número de mortos subiu para nove", escreveu Kobzar em sua conta no Telegram.

O ataque aconteceu poucas horas depois da realização da primeira reunião direta entre representantes da Rússia e da Ucrânia em anos. O encontro ocorreu em Istambul e tinha como objetivo discutir uma possível solução pacífica para o conflito. No entanto, não houve acordo para um cessar-fogo, como esperava a Ucrânia. As delegações dos dois países apenas concordaram com uma troca de prisioneiros, na qual cada lado se comprometeu a devolver mil detidos do país inimigo.

O Ministério da Defesa ucraniano confirmou o acordo de troca de prisioneiros, e o governo russo ratificou a informação. Apesar da ausência dos presidentes Vladimir Putin e Volodimir Zelenski, o encontro em Istambul foi considerado um primeiro passo para o diálogo, mas o ataque em Sumy evidenciou a continuidade da violência no conflito.