20/06/2025 20:48:40

Justiça
16/05/2025 15:00:00

Integrantes de grupo criminoso são condenados a mais de 90 anos de prisão por homicídio em Rio Largo

Integrantes de grupo criminoso são condenados a mais de 90 anos de prisão por homicídio em Rio Largo

Quatro homens foram condenados nesta quinta-feira (15) pela morte de Marcelo Elias dos Santos, ocorrida em dezembro de 2015, na cidade de Rio Largo, Alagoas. As penas somam mais de 90 anos de prisão. José Ewerton Joaquim da Silva foi sentenciado a 24 anos e seis meses de reclusão por homicídio qualificado. Emerson David Lins da Silva recebeu 21 anos de prisão, enquanto José Willames Joaquim da Silva cumprirá 17 anos e seis meses. Já José Ricardo Simião Lins foi condenado a 27 anos, um mês e quinze dias de reclusão.

O julgamento foi conduzido pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal de Maceió. Segundo o magistrado, os réus integravam o "Grupo da 16", uma organização criminosa conhecida por promover a execução de indivíduos e aterrorizar a cidade de Rio Largo. “Os réus agiram com premeditação, deslocando-se de carro até o local onde a vítima estava para executá-la com disparos de arma de fogo”, destacou o juiz.

O crime ocorreu na Fazenda Riachão, zona rural de Rio Largo. Conforme a denúncia do Ministério Público, José Ewerton, Emerson David e José Willames desceram do veículo e atiraram contra a vítima, enquanto José Ricardo permaneceu ao volante, pronto para garantir a fuga do grupo.

Testemunhas relataram que o carro utilizado pelos criminosos já havia sido visto circulando nas proximidades da casa da vítima nos dias anteriores ao assassinato. Os réus foram presos e, em depoimento, negaram envolvimento no crime.

As penas deverão ser cumpridas em regime inicialmente fechado.