Nesta quinta-feira (15), a Polícia Federal desencadeou a Operação Pedágio Norte, com o objetivo de investigar o possível desvio de recursos públicos federais em um contrato firmado entre um município alagoano e uma empresa de locação de veículos, envolvendo o período de 2020 a 2024.
Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís do Quitunde, Paripueira, Maceió e Satuba, em Alagoas. Além disso, houve o sequestro de bens avaliados em mais de R$ 8 milhões e a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.
As investigações apontam que os desvios ocorriam por meio de transferências de valores da empresa contratada para um familiar de um servidor público do município envolvido. Também foram identificados saques em espécie nas contas da empresa, com indícios de repasse dos valores em situações que sugerem práticas de ocultação.
Os alvos da operação poderão responder por crimes como peculato, corrupção passiva, fraude em contrato com a administração pública, lavagem de capitais e associação criminosa. A investigação segue em andamento sob responsabilidade da Polícia Federal.