20/06/2025 20:22:01

Guerra
15/05/2025 22:00:00

Ucrânia enviará delegação para conversações em Istambul com a Rússia, mas Zelenskyy não estará presente

Ucrânia enviará delegação para conversações em Istambul com a Rússia, mas Zelenskyy não estará presente

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy confirmou nesta quinta-feira (15) que a Ucrânia enviará uma delegação para participar de conversações em Istambul com representantes da Rússia. No entanto, Zelenskyy não estará presente pessoalmente.

Após uma reunião com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em Ancara, Zelenskyy afirmou que decidiu enviar a delegação ucraniana em respeito aos líderes dos Estados Unidos e da Turquia, além de demonstrar a disposição da Ucrânia em buscar um fim para a guerra com a Rússia.

“Por respeito ao presidente Trump, ao alto nível da delegação turca e ao presidente Erdogan, e uma vez que queremos tentar alcançar, pelo menos, os primeiros passos para o desanuviamento, o fim da guerra — nomeadamente um cessar-fogo — decidi enviar a nossa delegação a Istambul”, declarou Zelenskyy.

A delegação de Kiev será liderada pelo ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, enquanto a delegação russa será chefiada por Vladimir Medinsky, conselheiro presidencial russo. Medinsky também liderou as negociações de Moscou em Istambul em março de 2022.

Zelenskyy critica composição da delegação russa

Apesar da disposição para enviar seus representantes, Zelenskyy questionou a seriedade da delegação russa, que descreveu como “teatral”. O presidente ucraniano destacou que a Rússia não enviou representantes com capacidade de tomar decisões diretamente, mencionando que as principais decisões em Moscou são determinadas pelo presidente Vladimir Putin, que não estará presente.

“Temos de perceber qual é o nível da delegação russa e que mandato têm, se são capazes de tomar decisões sozinhos”, afirmou Zelenskyy, reforçando que Putin evitou um encontro direto.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak reforçou a posição de Kiev, afirmando que Zelenskyy não participaria de conversações com funcionários russos de nível inferior caso Putin não estivesse presente.

Rússia e Ucrânia buscam diálogo, mas com expectativas baixas

A participação da delegação ucraniana em Istambul acontece em meio a expectativas baixas para um progresso significativo. O Kremlin confirmou que Putin não irá à Turquia, delegando a responsabilidade ao conselheiro Medinsky.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que se ofereceu como mediador, espera que o encontro possa, ao menos, estabelecer um diálogo que leve a um cessar-fogo. Contudo, especialistas indicam que as diferenças profundas entre Moscou e Kiev continuam a ser um obstáculo para qualquer acordo imediato.