A Caixa Econômica Federal anunciou a prorrogação do prazo para que os estudantes realizem aditamentos (alterações) nos contratos do Novo Fies referentes ao primeiro semestre de 2025. Agora, os alunos têm até o dia 30 de junho para solicitar a renovação semestral, transferência de curso ou instituição, suspensão temporária e encerramento antecipado dos contratos. Essas são manutenções obrigatórias para garantir a continuidade do financiamento.
As alterações podem ser feitas diretamente pelo portal SifesWeb ou pelo aplicativo Fies Caixa, de forma prática e acessível. Além disso, os estudantes que precisarem estender o prazo de utilização do financiamento poderão solicitar a dilatação a partir de 1º de junho, com prazo final em 15 de julho. A dilatação permite que o prazo do financiamento seja prolongado, garantindo que o aluno conclua o curso mesmo após o período inicialmente previsto.
Para efetivar o aditamento e solicitar a dilatação, é necessário que os estudantes estejam em dia com o pagamento do boleto único, garantindo a regularidade do contrato.
O aditamento do Fies é um procedimento obrigatório que deve ser realizado semestralmente, sendo iniciado pela instituição de ensino e confirmado pelo aluno. Por meio do Fies Caixa, os estudantes podem:
Solicitar a dilatação do prazo do financiamento;
Validar o aditamento de renovação do contrato;
Visualizar e gerar boletos de parcelas em aberto;
Acessar dados cadastrados;
Solicitar a suspensão temporária do contrato.
Esses serviços também estão disponíveis no portal SifesWeb, facilitando o acesso e a gestão do financiamento pelos alunos.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento a estudantes para cursarem graduação em instituições privadas de ensino superior que tenham adesão ao programa e avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até o momento da inscrição.
Ter alcançado média de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota superior a zero na redação.
Não ter participado do Enem como treineiro.
Ter frequência mínima exigida para o semestre letivo de 2025 no curso e instituição de interesse.
Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025) para o Fies regular.
No caso do Fies Social, ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758 em 2025).
O Novo Fies é uma ferramenta essencial para garantir o acesso ao ensino superior, permitindo que milhares de estudantes concluam sua graduação em instituições privadas de ensino.