José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, conhecido por seus discursos profundos e reflexões sobre a vida, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, após lutar contra um câncer de esôfago. A morte foi confirmada pelo presidente Yamandú Orsi. Ao longo de sua trajetória, Mujica deixou frases memoráveis que marcaram sua visão de mundo e sua postura política.
“Pobre não é quem tem pouco, mas verdadeiramente pobre é aquele que necessita infinitamente de muito e deseja cada vez mais.” — Discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – Junho de 2012.
“Como inventamos uma sociedade de consumo, consumista, e a economia tem que crescer porque se não crescer é uma tragédia, inventamos uma montanha de consumo supérfluo.” — Consciência do Sul: O mundo segundo Pepe Mujica. Deutsche Welle.
“Aqueles que gostam de dinheiro devem ser expulsos da política. Eles são um perigo.” — José “Pepe” Mujica no Hufftington Post – 2017.
“O mundo está mudando o tempo todo e, o que é pior, o tempo todo está mudando a teoria de como construir um mundo melhor.” — Discurso de Posse da Presidência da República do Uruguai, 1º de março de 2010.
“Você acaba aprendendo muito mais com a dor do que com a prosperidade.” — Documentário “Humano” – 2015.
“A utopia serve para nos guiar através da incerteza em que navegamos.” — Conversando com Pepe Mujica. “Com os pés no chão.” Mario Mazzeo, Edições Trilce, 2002.
“Ainda que pareça estranho, sempre cultivei as coisas com paixão, mas estou desprovido de ódio. O ódio é como o amor: cego; mas o amor é, em última instância, criador; o ódio destrói.” — Entrevista com Gerardo Rozín, “Morfi, todos na mesa”. Telefé – 2017.
“É bom viver como você pensa, caso contrário você pensará como vive.” — José “Pepe” Mujica em entrevista com Jordi Évole, Salvados – 2014.
“O desafio ecológico é para as novas gerações, aquelas que ingressam nas universidades hoje, aquelas que terão a responsabilidade de administrar o mundo que está por vir.” — “Pepe Mujica em suas palavras”, Debate, 2020.
“Entenda o básico, o mais simples: para sermos felizes, precisamos da vida dos outros.” — Discurso durante a cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito do Equador – 2014.
“A política não deveria ser uma profissão da qual você ganha a vida; deveria ser uma paixão pela qual você vive.” — Vote e você verá. Reflexões de Pepe Mujica. Imprensa Syncrética, 2018.
“O impossível custa um pouco mais, e derrotados são só aqueles que baixam os braços e se rendem.” — Discurso durante a cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito do Equador – 2014.
“Pensamos muito nisso. Passamos mais de 10 anos de solidão na prisão, e tivemos tempo… passamos 7 anos sem ler um livro, e tivemos muito tempo para pensar.” — Documentário “Humano” – 2015.
“Nunca experimentei maconha na vida. Conheço outros vícios: cigarros. Se eu tiver que tomar uma droga para ser livre, estou frito.” — O presidente do Uruguai, José Mujica. Podcasts VICE – 2014.
“Você não compra com dinheiro, você compra com o tempo de vida que teve que gastar para ter esse dinheiro. Mas a única coisa que você não pode comprar é a vida.” — Consciência do Sul: O mundo segundo Pepe Mujica. Deutsche Welle.
Ao longo de sua vida, Mujica se destacou por seu estilo de vida simples e por suas reflexões profundas, sempre voltadas para a essência da vida e para os princípios de solidariedade e humildade. Seu legado permanecerá vivo através de suas palavras e de seus ensinamentos.