15/06/2025 12:09:35

Acidente
12/05/2025 11:00:00

Pesquisa no Brasil identifica mais de 60 vírus que eliminam bactérias resistentes a antibióticos

Pesquisa no Brasil identifica mais de 60 vírus que eliminam bactérias resistentes a antibióticos

Uma pesquisa realizada no Brasil, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), resultou na descoberta de 62 novos vírus que são capazes de infectar e matar bactérias resistentes a antibióticos. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A pesquisa foi liderada por Julio Cezar Franco, professor da Unifesp, e envolveu o Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (Cepid B3), o Projeto Aries (Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos) e o Centro de Pesquisa em Alimentos. As primeiras amostras foram coletadas em estações de tratamento de esgoto da Grande São Paulo, além de hospitais, aeroportos e áreas de compostagem.

O processo de descoberta envolveu o isolamento dos vírus presentes nas amostras e a realização de testes contra bactérias cultivadas em placas com nutrientes. Quando um vírus conseguia infectar e destruir uma bactéria, surgiam áreas transparentes na superfície da placa, indicando que os microrganismos haviam sido eliminados.

Após centenas de testes, os pesquisadores identificaram 62 novos vírus com capacidade de matar bactérias resistentes. Segundo Julio Cezar Franco, esses vírus poderão ser utilizados para desenvolver novas estratégias de combate a infecções hospitalares e na prevenção de contaminações em alimentos, apresentando uma alternativa promissora ao uso de antibióticos.