MEC participa da Semana Nacional de Educação Financeira
O Ministério da Educação (MEC) realizará na segunda-feira, 12 de maio, às 10h, a cerimônia de abertura da 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), em sua sede em Brasília (DF). A iniciativa, que ocorrerá entre 12 e 18 de maio, é organizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda, e tem como objetivo promover o conhecimento financeiro entre crianças, adolescentes e jovens, preparando-os para fazer escolhas financeiras mais conscientes.
Sob o tema “Educação financeira para crianças e jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”, a Semana ENEF contará com uma programação diversificada, incluindo um painel às 14h sobre educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos. O evento reunirá instituições públicas, privadas e a comunidade escolar para compartilhar conhecimentos e incentivar comportamentos financeiros responsáveis.
Ao longo da semana, o MEC promoverá e participará de diversas atividades. Na terça-feira, 13 de maio, a Coordenação-Geral de Estratégia da Educação Básica participará do webinário “Construindo Futuros: uma Mobilização pela Educação Financeira no Brasil”. A pasta também mobilizará seus coordenadores de política de educação financeira para realizar eventos em diferentes regiões, envolvendo gestores, docentes e estudantes.
A Semana ENEF faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída pelo Decreto Nº 10.393/2020, e reforça a política de educação financeira do MEC. Desde 2014, a iniciativa é realizada anualmente e conta com o apoio de diversos órgãos e entidades que integram o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), como o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.