A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), emitiu um alerta de Estado de Atenção para o estado devido à previsão de chuvas entre este sábado (10) e a próxima segunda-feira (12). As regiões mais afetadas devem ser o Baixo São Francisco, Litoral, Zona da Mata e Agreste.
De acordo com o boletim meteorológico, as chuvas devem variar de intensidade fraca a moderada, sendo que os maiores acumulados estão previstos para o Baixo São Francisco e o Litoral. Nas demais regiões, a previsão é de chuvas mais leves e isoladas.
O fenômeno é influenciado por um cavado em baixos níveis da atmosfera sobre o Oceano Atlântico, o que favorece a formação de nuvens carregadas na faixa leste do Nordeste. A SEMARH alerta para o risco de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana e, caso as chuvas se intensifiquem, existe a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
A SEMARH segue monitorando os modelos meteorológicos e poderá emitir novos avisos conforme a evolução do cenário. O acompanhamento das condições climáticas e dos níveis dos rios pode ser feito diretamente no site da SEMARH.