17/05/2025 13:19:49

Saúde
09/05/2025 19:00:00

Atenção, Alagoas! Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Atenção, Alagoas! Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

O Ministério da Saúde promoverá, neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional para proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A campanha ocorrerá de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, em uma ação conjunta entre o Governo Federal, estados e municípios. Em Alagoas, foram distribuídas 800 mil doses e a meta é imunizar 1,3 milhão de pessoas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o Brasil está retomando grandes mobilizações nacionais pela vacinação. “O Brasil vai voltar a fazer grandes mobilizações nacionais pela vacinação, que é a nossa principal aliada para salvar vidas. O Dia D é uma grande oportunidade para ampliar a nossa cobertura e proteger os mais vulneráveis e evitar complicações que sobrecarregam o SUS”, afirmou. Segundo Padilha, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 60% os casos graves e óbitos.

Para reforçar a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 51,3 milhões de doses da vacina para todos os estados e o Distrito Federal. A imunização é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos de vacinação montados nas cidades. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo, o que representa mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes em todo o país.

A campanha, que começou em 7 de abril, pretende vacinar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão de gestantes, além de milhões de pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, população em situação de rua, entre outros grupos prioritários.

Na região Norte, a campanha de vacinação contra a gripe será realizada no segundo semestre, considerando as características climáticas da região, onde a circulação viral é mais intensa durante o “Inverno Amazônico”.

Aumento de casos de doenças respiratórias no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou um incentivo de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no SUS, diante do aumento de hospitalizações. Dados do boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados em 30 de abril, indicam que foram notificados 45.228 casos de SRAG em 2025, com 42,9% dos casos apresentando resultado positivo para algum vírus respiratório.

Entre os principais vírus em circulação estão o vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus, covid-19, influenza A e influenza B. Alagoas é uma das unidades federativas em nível de alerta, risco ou alto risco para SRAG.

Para ampliar a proteção, o SUS incluiu recentemente a vacina contra o VSR, prevista para o segundo semestre deste ano. A vacina contra covid-19 também foi integrada ao Calendário Nacional de Vacinação e está disponível para crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos, com a versão mais atualizada contra as cepas em circulação.

Quem pode se vacinar contra a gripe?

A imunização contra a gripe é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país. A vacinação é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, entre eles:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

  • Gestantes e puérperas;

  • Idosos com 60 anos ou mais;

  • Trabalhadores da saúde e professores;

  • Trabalhadores dos Correios e portuários;

  • Povos indígenas e quilombolas;

  • Pessoas com comorbidades e deficiência permanente;

  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;

  • Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento;

  • Pessoas em situação de rua;

  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

Com a mobilização do Dia D, o Ministério da Saúde espera ampliar a cobertura vacinal, garantindo proteção para milhões de brasileiros contra a gripe e outras doenças respiratórias.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 63
Google News