O Ministério da Educação (MEC) realizou, no dia 6 de maio, o seminário intitulado “A Gestão da Escola Pública no Ensino Médio em Debate”, reunindo em Brasília representantes de secretarias estaduais de educação, instituições públicas de educação superior (IPES) credenciadas na Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de professores conteudistas, pesquisadores e membros da sociedade civil. O evento teve como principal objetivo discutir e organizar a implementação da Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem).
A iniciativa faz parte das estratégias do MEC para promover o fortalecimento do ensino médio público no país, com destaque para a formação de gestores escolares. Durante o seminário, os participantes debateram aspectos essenciais da política educacional e definiram o cronograma para a oferta do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), que será oferecido em parceria com a UAB.
Gestão escolar e políticas inclusivas
Na abertura do evento, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou a importância de considerar aspectos como raça, gênero, classe e região na implementação da Política Nacional do Ensino Médio. Segundo ela, essas questões são fundamentais para garantir que a política atenda à diversidade da juventude brasileira. “No caso brasileiro, importa muito e diz quem são essas juventudes que vão estruturar ou para quem nós precisamos estruturar a Política Nacional do Ensino Médio”, afirmou.
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Alexsandro Santos, ressaltou que o curso de especialização foi desenvolvido para preparar gestores escolares para os desafios da implementação do ensino médio nas escolas públicas. Ele explicou que o programa foi concebido para apoiar os diretores e coordenadores pedagógicos, capacitando-os para uma gestão mais qualificada.
Curso de especialização em gestão escolar
Como parte da estratégia de capacitação, o MEC pretende formar 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais de ensino médio por meio do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio. A primeira turma, com mais de nove mil educadores, está prevista para começar em agosto de 2025. O curso será oferecido no formato de ensino a distância (EaD), utilizando os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em diferentes regiões do país.
O seminário também serviu como espaço para que os participantes discutissem o melhor cronograma para o início da oferta do curso e identificassem os polos mais estratégicos em cada região, considerando o mapa de demanda de vagas elaborado pelo MEC.
Preparação e organização do curso
Antes do seminário, no dia 5 de maio, o MEC e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveram uma reunião técnica e preparatória para a oferta da especialização. Já no dia 7 de maio, professores conteudistas e pesquisadores de diversas universidades participaram de uma oficina voltada para a preparação do material pedagógico que será utilizado na formação.
Com o seminário e as reuniões preparatórias, o MEC reforça seu compromisso com a qualificação da gestão escolar, visando fortalecer o ensino médio público no Brasil, garantindo que os gestores estejam preparados para lidar com os desafios específicos dessa etapa educacional.