Com o auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lotado, a Faculdade de Medicina (Famed) celebrou, na manhã desta quarta-feira (7), os 75 anos de sua fundação. O evento reuniu professores, estudantes, autoridades políticas, técnicos, aposentados e representantes da sociedade, destacando a trajetória da instituição que é referência na formação médica em Alagoas.
A cerimônia foi aberta com a saudação do professor Ricardo Nogueira, que ressaltou o início do curso de Medicina no antigo prédio do bairro do Prado, enfatizando a importância de preservar a memória institucional. A diretora da Famed, professora Ângela Canuto, aproveitou o momento para lançar uma campanha em defesa da recuperação do prédio histórico, hoje sede do Museu de História Natural (MHN), destacando a importância de unir a sociedade e os parlamentares em prol dessa causa.
A mesa de honra foi presidida pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ao lado da vice-reitora Eliane Cavalcanti, da diretora da Famed Ângela Canuto, da reitora honorária Ana Dayse Dorea e de outras autoridades. O reitor destacou o papel da Famed na formação de profissionais de saúde e em sua contribuição para a qualidade do atendimento médico em Alagoas, classificando a instituição como uma “alma mater” da Ufal.
A professora Ângela Canuto relembrou as origens da Faculdade, destacando o idealismo dos fundadores Dr. Ib Gatto, Dr. Abelardo Duarte e Dr. José Lages, e o impacto da formação de mais de sete mil médicos ao longo dos anos. Durante a solenidade, foi lançado o livro "75 Anos da Faculdade de Medicina", organizado por Ângela Canuto e João Batista Neto, com textos de 24 autores que receberam homenagens na ocasião.
Dentre os homenageados, a professora Rosana Quintella Brandão Vilela foi agraciada com o título de Professora Emérita, assim como Ana Dayse Resende Dorea, ex-reitora da Ufal. No campo do ensino, o professor Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto foi reconhecido por sua pesquisa que resultou em uma terapia tópica contra o HPV, registrada como patente. Na área científica, foram homenageadas as professoras Rozangela Maria Almeida Fernandes Wyszomirska, Mércia Lamenha Medeiros e Isabella Lopes Monlleo.
A celebração também foi marcada por homenagens a técnicos, gestores e figuras históricas da Famed, incluindo o reconhecimento de aposentados e de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da instituição. Homenagens póstumas foram prestadas aos professores Flávio Soares, William Hurtado e Maria Lúcia Cavalcante Pimentel.
Em nome de todos os homenageados, Milton Enio, com mais de 60 anos de dedicação à medicina, fez um discurso emocionado, destacando o valor da amizade e da gratidão. “Este é um momento feliz da minha vida. Encontro amigos de tantos anos, sou homenageado. Sinto-me honrado por estar aqui hoje”, declarou.
Fundada em 3 de maio de 1950, a Faculdade de Medicina da Ufal é uma das instituições públicas de ensino superior mais antigas de Alagoas, sendo uma das três unidades fundadoras da Universidade Federal de Alagoas, em 1961. Ao longo dos anos, passou por importantes transformações, incluindo a revisão do seu Projeto Pedagógico em 1991 e a reformulação do currículo em 2006, sempre buscando se adaptar às demandas da saúde pública brasileira.