Projetos desenvolvidos em pré-escolas da rede pública, com foco no incentivo ao aprendizado de matemática, poderão ser contemplados com recursos de até R$ 80 mil. A oportunidade faz parte do novo edital de Letramento Matemático na Pré-escola, lançado nesta terça-feira (6) pelo Itaú Social, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho e devem ser realizadas pela internet, na Plataforma de Editais da Fundação Itaú. A iniciativa é voltada para profissionais da educação, como professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, além de organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Também podem participar professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, bem como projetos de extensão e de iniciação científica voltados ao letramento matemático na pré-escola.
O edital está dividido em duas categorias. A primeira, denominada Reconhecimento, destina-se a ações já em prática, voltadas ao letramento matemático na educação infantil pública. Os selecionados receberão até R$ 10 mil e suas experiências serão registradas em uma coletânea, podendo integrar uma trilha formativa da Escola da Fundação Itaú, que oferece capacitação gratuita.
A segunda modalidade é o Fomento, que abrange propostas inéditas ou em curso, desde que tenham previsão de conclusão até julho de 2026 e sejam desenvolvidas em parceria com instituições de educação infantil da rede pública. Nessa categoria, os projetos poderão receber até R$ 80 mil e contarão com suporte técnico e pedagógico do Itaú Social.
A avaliação das propostas levará em conta critérios como inovação, promoção da aprendizagem, aderência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e potencial de redução de desigualdades. O Itaú Social informou que dará prioridade a projetos com impacto pedagógico comprovado, base conceitual sólida e capacidade de transformar práticas relacionadas ao ensino de matemática.
O resultado da seleção será divulgado em setembro, na própria Plataforma de Editais da Fundação Itaú.
Dados educacionais reforçam a importância da iniciativa. O Brasil enfrenta dificuldades no ensino de matemática, com apenas 27% dos estudantes alcançando o nível mínimo de proficiência, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 69%. Apenas 1% dos alunos brasileiros atingem os níveis mais altos de desempenho, frente a 9% da média da OCDE.
O Itaú Social aponta que essas dificuldades se originam nos primeiros anos escolares, razão pela qual o edital prioriza a pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos. Nessa fase, o ensino é estruturado em experiências de brincar, explorar e conviver, que envolvem conceitos matemáticos como contagem, comparação de quantidades e reconhecimento de formas geométricas, conforme estabelece a BNCC.
Projetos desenvolvidos em pré-escolas da rede pública, com foco no incentivo ao aprendizado de matemática, poderão ser contemplados com recursos de até R$ 80 mil. A oportunidade faz parte do novo edital de Letramento Matemático na Pré-escola, lançado nesta terça-feira (6) pelo Itaú Social, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho e devem ser realizadas pela internet, na Plataforma de Editais da Fundação Itaú. A iniciativa é voltada para profissionais da educação, como professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, além de organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Também podem participar professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, bem como projetos de extensão e de iniciação científica voltados ao letramento matemático na pré-escola.
O edital está dividido em duas categorias. A primeira, denominada Reconhecimento, destina-se a ações já em prática, voltadas ao letramento matemático na educação infantil pública. Os selecionados receberão até R$ 10 mil e suas experiências serão registradas em uma coletânea, podendo integrar uma trilha formativa da Escola da Fundação Itaú, que oferece capacitação gratuita.
A segunda modalidade é o Fomento, que abrange propostas inéditas ou em curso, desde que tenham previsão de conclusão até julho de 2026 e sejam desenvolvidas em parceria com instituições de educação infantil da rede pública. Nessa categoria, os projetos poderão receber até R$ 80 mil e contarão com suporte técnico e pedagógico do Itaú Social.
A avaliação das propostas levará em conta critérios como inovação, promoção da aprendizagem, aderência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e potencial de redução de desigualdades. O Itaú Social informou que dará prioridade a projetos com impacto pedagógico comprovado, base conceitual sólida e capacidade de transformar práticas relacionadas ao ensino de matemática.
O resultado da seleção será divulgado em setembro, na própria Plataforma de Editais da Fundação Itaú.
Dados educacionais reforçam a importância da iniciativa. O Brasil enfrenta dificuldades no ensino de matemática, com apenas 27% dos estudantes alcançando o nível mínimo de proficiência, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 69%. Apenas 1% dos alunos brasileiros atingem os níveis mais altos de desempenho, frente a 9% da média da OCDE.
O Itaú Social aponta que essas dificuldades se originam nos primeiros anos escolares, razão pela qual o edital prioriza a pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos. Nessa fase, o ensino é estruturado em experiências de brincar, explorar e conviver, que envolvem conceitos matemáticos como contagem, comparação de quantidades e reconhecimento de formas geométricas, conforme estabelece a BNCC.