21/05/2025 04:16:54

Mundo
05/05/2025 02:00:00

Míssil disparado por grupo Houthi atinge área próxima ao aeroporto de Tel Aviv e interrompe voos

Míssil disparado por grupo Houthi atinge área próxima ao aeroporto de Tel Aviv e interrompe voos

Na manhã deste domingo (4), um míssil lançado pelo grupo rebelde Houthi, do Iêmen, atingiu uma área próxima ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, nos arredores de Tel Aviv, em Israel. O ataque, que causou a suspensão temporária do tráfego aéreo, foi reivindicado pelos Houthis, aliados do Hamas. O exército israelense confirmou que o projétil não foi interceptado por seus sistemas de defesa.

O impacto ocorreu por volta das 6h35, no horário local, em uma área arborizada próxima a uma rampa de acesso aos estacionamentos do Terminal 3, o principal do aeroporto e situado a menos de um quilômetro da pista. Segundo testemunhas e autoridades, o míssil abriu uma cratera com dezenas de metros de profundidade e largura. Seis pessoas ficaram feridas, mas nenhuma em estado grave, conforme informou o serviço de emergência médica.

Apesar das tentativas de interceptação pelos sistemas de defesa israelense Arrow e pelo sistema THAAD, operado pelos Estados Unidos, o míssil não foi abatido antes de atingir o solo. O THAAD havia sido enviado a Israel no ano anterior devido ao aumento da tensão com o Irã.

Logo após o impacto, sirenes de alerta soaram em diversas regiões do país. Passageiros que estavam no aeroporto foram levados para abrigos antimísseis. Com a situação sob controle, as operações de pousos e decolagens foram retomadas no final da manhã. No entanto, companhias como Air France, Lufthansa, Air India e British Airways decidiram cancelar ou adiar seus voos para Tel Aviv. A British Airways suspendeu os voos até quarta-feira (7), enquanto a Air India manterá a suspensão até terça (6).

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, prometeu uma retaliação "sete vezes mais forte" contra os Houthis. O gabinete de segurança israelense se reuniu ainda neste domingo para discutir medidas de defesa diante do ataque, que ocorreu um dia após a convocação de milhares de reservistas para ampliar a ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza.

As tensões entre Israel e os Houthis vêm se intensificando desde o início da guerra em Gaza. Os Houthis, grupo xiita apoiado pelo Irã e que controla boa parte do Iêmen, incluindo a capital Sanaa, já haviam realizado disparos contra o território israelense anteriormente, mas desta vez conseguiram atingir uma área sensível. O ataque marca o fim de um intervalo de dois meses sem ações ofensivas diretas dos Houthis contra Israel, período encerrado após o recomeço da ofensiva israelense em Gaza em 18 de março.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 70
Google News