17/05/2025 12:56:23

Educação
30/04/2025 09:00:00

Alunos de medicina terão nova prova obrigatória do MEC

Alunos de medicina terão nova prova obrigatória do MEC

O Ministério da Educação do Brasil vai implementar, a partir de outubro, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma prova que será realizada anualmente em conjunto com o Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O objetivo é avaliar a qualidade dos cursos de medicina no país e também utilizar o exame como critério para seleção de candidatos às residências médicas. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a iniciativa é fundamental para corrigir deficiências e melhorar a formação médica, além de ampliar a oferta de especializações em saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também demonstrou apoio à medida, defendendo critérios mais rigorosos para a abertura de novas vagas em cursos de medicina, principalmente em regiões carentes de infraestrutura adequada. Padilha criticou a expansão desordenada que, segundo ele, levou à criação de 13 mil novas vagas em medicina, muitas vezes sem os devidos investimentos em qualidade de ensino. Alcinido Cerci Neto, coordenador da comissão de ensino médico do Conselho Federal de Medicina, também endossou a necessidade de assegurar que a formação dos futuros médicos seja compatível com as exigências da população.

A Associação Paulista de Medicina se manifestou favoravelmente ao Enamed, considerando-o uma iniciativa necessária que deveria ter sido adotada anteriormente. Contudo, a entidade advertiu que o exame não deve ser confundido com o projeto de lei que propõe o exame de proficiência para médicos, conhecido como “OAB dos Médicos”, que ainda tramita no Senado. A associação defende que essa proposta continue sendo debatida no Congresso Nacional, diante da abertura descontrolada de novos cursos de medicina no país.

As inscrições para o primeiro Enamed ocorrerão entre maio e junho, com os resultados previstos para serem divulgados em dezembro. A nova avaliação busca elevar o padrão da educação médica brasileira, garantindo que os profissionais formados estejam melhor preparados para enfrentar os desafios da profissão e atender de forma eficiente as necessidades da população.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 63
Google News